Release de banda

7 dicas de como escrever um release de banda

Antes de mais nada, você sabe o significado de release ou de release de banda? Caso sua resposta seja afirmativa, avance para o próximo parágrafo. Mas se ainda tem dúvidas sobre esse conceito tão comum quando se trata de assessoria de imprensa e também de contratação de artistas, sugiro a leitura do artigo Press release e release artístico: entenda a diferença”.

Dito isso! Confira sete dicas de como fazer um release de banda – também chamado de release artístico, biografia, bio ou sobre – sem problemas. 

1. Jamais inclua informações falsas em seu release de banda

Em nenhuma situação mentir faz sentido. Menos ainda quando trata-se da sua própria identidade. Provavelmente, uma simples busca na internet coloque em cheque informações duvidosas. Logo, a regra básica de como escrever um release profissional é: preze por um material honesto.

2. Priorize as informações de relevância e mais atuais

Você vai encontrar exemplos de release artístico que trazem uma linha do tempo em ordem cronológica. Errado não está. Entretanto, esse tipo de texto é cansativo, não vai direto ao ponto. Procure evidenciar as informações que são mais relevantes e atuais, ou seja, que vão prender a atenção do contratante ou da imprensa.

3. Evite usar adjetivos no seu release de banda

Atente-se às conquistas de seu crew. As referências, os estilos do repertório, o nome das composições, os lugares em que já realizou shows. Mas atenção! Evite adornar essas informações com adjetivos na tentativa de engrandecer os fatos, pois isso torna o seu release artístico forçado.

4. Busque por referências, mas não faça cópias

Sem dúvida, uma das grandes dicas do manual de como escrever um release de banda é: pode copiar, só não faz igual. Simples assim!

5. Mantenha seu release de banda atualizado

Com o passar do tempo e a evolução do trabalho, o release artístico precisa ser atualizado. Por isso, em hipótese alguma, envie uma bio para um contratante ou para a imprensa com informações ultrapassadas.

6. Não faça listas quilométricas 

Se optar por listar os lugares onde você já tocou, evidencie apenas aqueles que são relevantes e agreguem valor ao seu release. Não há necessidade alguma de citar festas de família ou bares na esquina de casa, por exemplo.

7. Invista também em uma short bio

Caso você ainda esteja no início da carreira, o seu release de banda será naturalmente mais curto. Agora, se já está na estrada há bastante tempo, esse texto acaba sendo mais extenso. Sendo assim, lembre-se de ter também uma short bio. Ou seja, elabore apenas um parágrafo que ressalte as principais informações sobre a sua trajetória.

Tem um amigo que precisa de um release de banda? Então compartilhe esse artigo com ele.

Carolina Schubert


Formada em jornalismo, pós-graduada em Escrita Criativa e especializada em estratégias SEO, Carolina Schubert é responsável por diversos cases de sucesso. Com 15 anos de carreira, foi Editora no Grupo Sinos, Coordenadora de Comunicação do Senac-RS, além de prestar serviço para importantes artistas da música.