Funções básicas do trabalho de assessoria de imprensa

O beabá do trabalho de assessoria de imprensa?

Antes de mais nada, vale responder a pergunta: o que é assessoria de imprensa? Em síntese, trata-se de uma profissão que auxilia negócios ou pessoas a criar autoridade através de publicações em jornais, revistas, sites especializados, emissoras de rádio e TV. Como? Bem, para entender como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa, é preciso ter em mente quais as principais atividades da profissão. 

Bem, os processos de assessoria de imprensa podem variar conforme o perfil do cliente e também de acordo com planejamento. O trabalho é bastante complexo, requer muita dedicação e conhecimento na área. Existem diferentes caminhos para alcançar o objetivo final, mas alguns passos são imprescindíveis. Lá vai!  

Tenha em mente que o trabalho de assessoria de imprensa requer um bom release

Escrever um bom release é um dos trabalhos que o assessor de imprensa desempenha para atingir resultados efetivos. Também chamado de press release, esse texto reúne as principais informações sobre o assunto que será comunicado à imprensa. Então, primeiro passo, dedique-se a redação.

Não esqueça de validar o mailing, sempre

O assessor de imprensa também é responsável pela validação dos contatos dos jornalistas com quem tem relacionamento. Ou seja, para o trabalho de assessoria de imprensa, realmente, funcionar, você precisa de um mailing atualizado e direcionado ao perfil do cliente.

Não adianta pensar que basta ter uma lista de emails para que o trabalho de assessoria de imprensa funcione. Um bom assessor entende que o mailing deve ser completo, trazer nome, sobrenome, função, editoria, email, telefone da redação, celular. E até direcionamentos do melhor horário para falar com o jornalista de cada veículo.

Tenha cuidado com o follow up

Se a sua caixa de email está cada vez mais lotada, imagina a de um jornalista renomado? Por isso, é importante fazer follow up. Ou seja, entrar em contato com os veículos por telefone para negociar a pauta.

Entretanto seja cauteloso. Não ligue para o jornalista no horário que ele está em reunião de pauta ou para um produtor no momento em que o telejornal está no ar, por exemplo. Você precisa ter em mente que um bom relacionamento é tudo, então, procure conhecer a rotina dos jornalistas e veículos em questão.

Preze pelo acompanhamento de entrevistas

Um assessor profissional jamais abandona seu cliente. Além de agendar entrevistas, o trabalho de assessoria de imprensa prevê que cada ida a um programa de televisão, por exemplo, seja acompanhada. Isso porque é o assessor de imprensa quem tem relacionamento com o jornalista ou produtor, é ele quem conhece as redações e o responsável para que os horários sejam cumpridos por ambas as partes.   

Lembre-se de organizar a clipagem

O trabalho de assessoria de imprensa ainda inclui a chamada clipagem. Trata-se de um processo que reúne todo o material que foi veiculado pela imprensa.

O clipping pode ser feito pelo próprio assessor ou por uma empresa terceirizadaMas atenção! Caso você não conte com uma clipadora, não deixe para clipar tudo em cima da hora. Conforme as veiculações forem acontecendo, arquive de maneira organizada.

Relatório também faz parte do trabalho de assessoria de imprensa

Como analisar resultados, sem mensuração? É importante que o assessor de imprensa também entregue um relatório ao final do trabalho. Isso porque é através deste material que todos os resultados são apontados.

O relatório vai além da clipagem. Enquanto o clipping indica as publicações realizadas, o relatório também traz gráficos, justificativas sobre pautas negadas e de sugestões que ainda estão em negociação, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Então leia também o artigo “Assessoria de imprensa: afinal, o que é isso?” para compreender mais a fundo o tema em questão.

Carolina Schubert


Formada em jornalismo, pós-graduada em Escrita Criativa e especializada em estratégias SEO, Carolina Schubert é responsável por diversos cases de sucesso. Com 15 anos de carreira, foi Editora no Grupo Sinos, Coordenadora de Comunicação do Senac-RS, além de prestar serviço para importantes artistas da música.